sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Tributos incendeiam Londrina nesse sábado

A cidade recebe amanhã, 20 de agosto, no Strettos Pub, a primeira edição da BRITISH RIOT!, uma homenagem ao Ska-Punk Britânico do final dos anos 70.


Nessa primeira edição, sobem ao Palco o Tributo ao The Specials, feito pelo 220 SkaBar, e o Tributo ao The Clash, executado pelo We Are The Clash, ambos de São Paulo.

The Specials e The Clash são ícones do cenário músical inglês dos anos 70 e 80, lembrados como vozes que mudaram não só os rumos da música, mas de toda uma geração de jovens ingleses. Cantando sobre o estilo de vida dos subúrbios, de operários e imigrantes, buscaram na música uma forma de protestar e questionar valores e ideais, sendo essa a tônica e marca de suas mensagens.


Além das bandas, a festa contará com uma discotecagem Ska-Punk por Daniel Salsicha, climatizando definitivamente o ambiente. Será realizado também, o sorteio de 1 tatuagem durante o evento. Saiba mais sobre essas duas grandes frentes musicais que incendiaram a terra da rainha.

A GERAÇÃO TWO-TONE

A Two Tone ou 2 Tone, foi a gravadora de Jerry Dammers, tecladista do The Specials, que após recusar diversos convites de diversas gravadoras, criou o seu próprio selo, passando a ser referência e sinônimo para a segunda geração do Ska. The Specials, Madness e The Selecter são alguns dos principais nomes dessa era.

O conteúdo anti-racista, de união, além da presença de negros e brancos em diversas bandas dessa geração, deram a tônica e se transformaram em resistência ao avanço da segregação e xenofobia na Inglaterra, praticadas principalmente pela National Front (Frente Nacional). Nessa época, a jamaica acabava de se tornar independente dos ingleses e a Grã-Bretanha recebia uma enorme leva de estrangeiros, buscando trabalho e melhores condições de vida. Indo parar nas periferias, se uniram a onda punk que eclodia, transformando a época numa das mais ricas, musical e politicamente.


A moda ajudou muito a emplacar o estilo Two Tone, que consistia em uma mistura do visual sessentista dos rude boys jamaicanos, com um toque de detalhes mais atuais, com algo de mod e de suedehead. Porkpie hats  (um tipo de chapéu), óculos escuros, ternos de mohair, camisas de colarinho abotoado nas pontas, meias brancas e sapatos pretos, que caracterizaria o famoso logotipo da 2 Tone conhecido como Walt Jabsco: uma caricatura de rude boy de corpo inteiro, que aparecia parado de mão no bolso ou em posição típica do passista de ska dançando.

THE SPECIALS

O The Specials é natural de Coventry, Inglaterra. Tendo iniciado sua caminhada sob o nome de Coventry Automatics e ainda The Special A.K.A, foi responsável por uma renovação na música inglesa no final da década de 70, combinando o Ska e Rocksteady recém-chegados à Inglaterra através dos imigrantes Jamaicanos, com toda a energia e crítica política da onda Punk que eclodia a época.


Após realizarem os shows de abertura da No Parole UK Tour do Clash, receberam diversos convites para assinar com grandes gravadoras, porém Jerry Dammers, idealizador e principal compositor da banda, resolveu investir no seu próprio selo, dando origem a Two-Tone, que acabou se tornando um sinônimo para a segunda geração do Ska.

Recentemente, artistas como Lilly Allen e Amy Winehouse regravaram algumas de suas canções, realizando inclusive alguns shows ao lado de integrantes da banda.


O Tributo é feito pelo 220 SkaBar, banda londrinense, radicada hà 2 anos em São Paulo. The Specials é a principal influência em suas composições. A banda está em processo de produção de seu novo EP, com previsão de lançamento para dezembro.

220 SkaBar











WE ARE THE CLASH!

O The Clash dispensa apresentações. Se o Sex Pistols foi a primeira banda punk da Inglaterra, o Clash eram os verdadeiros punks britânicos. Onde os Pistols eram niilistas, o Clash foi idealista. Cantando sobre revolução em suas letras, eram rebeldes com causa.


A banda sempre arriscou com sucesso a implementação de diferentes vertentes em sua música. Ska, Reggae e Dub ampliaram o leque das ótimas composições de Joe Strummer e Mick Jones, criando grande identidade, através de suas vozes marcantes e estilo próprio.


O tributo é feito pelo We Are The Clash, de São Paulo. Na estrada desde 2005, a banda é reconhecida pela fidelidade de suas apresentações. Estas lhe renderam a participação no programa Covernation da MTV, além de shows ao lado de Clemente do Inocentes e Mingau do Ultraje a Rigor, em shows de homenagem ao The Clash.

We Are The Clash

Serviço:
BRITISH RIOT!
Tributo The Specials (220 SkaBar) + We Are The Clash – Tributo The Clash (SP)
                       www.220skabar.com               www.myspace.com/wearetheclashbrasil

Quando: 20 de Agosto, Sábado – 22:00
Onde: Strettos Pub – Av. Juscelino Kubistcheck, 472
Quanto: R$ - 10,00

Fonte: Marcus Coelho - Skabares Produções

Um comentário: