segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A menina que calou o mundo por 5 minutos


A canadense Severn Cullis-Suzuki tinha nove anos quando fundou, com a ajuda de alguns amigos, a ECO (Environmental Children's Organization), uma ONG que elucidava para outras crianças os principais problemas ecológicos que o mundo enfrentava e como agir em defesa do meio ambiente. Apenas três anos mais tarde ela conseguiria reconhecimento mundial.

Ainda menina, aos 12 anos, arrecadou os próprios recursos para viajar ao Brasil e com propriedade, participou da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, também conhecida como Rio 92, que aconteceu em junho de 1992, no Rio de Janeiro.


E foi na frente de 175 nações que ela 'deu uma aula' para políticos e chefes de Estado, que assistiram embasbacados o discurso ácido e histórico daquela menina que, por pelo menos cinco minutos, conseguiu calar os adultos mais 'poderosos' e corruptíveis do planeta.


Hoje, prestes à completar 32 anos, Severn Suzuki é escritora, palestrante e uma das mais respeitadas ambientalistas do mundo.

Um comentário: