quinta-feira, 17 de maio de 2012

O mais célebre dos anônimos

O nome você não conhece, mas Guy Fawkes é dono do rosto do personagem da HQ, do filmão de Hollywood e, mais recentemente, do movimento Anonymous. Saiba quem foi ele...

Por Oliva Nachle

Risada debochada, bochechas rosadas, queixo avantajado, cavanhaque. Muitos acham que a máscara do grupo de cyberativistas Anonymous é inspirada no filme V de vingança, de 2005. Mas sua origem é Guy Fawkes, soldado católico que, em 1603, tentou explodir o Parlamento inglês.

O objetivo era se livrar do rei Jaime I, escocês e protestante, e devolver a Inglaterra aos domínios religiosos de Roma. Fawkes, todavia, foi pego com a boca na botija, com 36 barris de pólvora prontos para serem explodidos. A pena: prisão, tortura, enforcamento e esquartejamento (necessariamente nesta ordem).

Fawkes virou ícone pop nos anos 1980, quando David Llyod e Alan Moore criaram a série de HQ que originou o filme – o personagem rebelde V usava a máscara com o rosto de Fawkes. 

Por volta de 2008, ela teria sido usada pela primeira vez pelo Anonymous, para depois virar habituée em todas as ações do grupo – e em vários outros protestos mundo afora. Ironia da vida: o desenho da máscara é propriedade da Time Warner, dona da DC Comics, uma das cem maiores empresas dos EUA.

Fonte: Revista Trip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário